terça-feira, 23 de setembro de 2014

Passeio ao Chacaltaya

A guia do tour para o Chacaltaya passou no hostel no horário combinado, mas tivemos que ir a pé até a Calle Sagarnaga onde fica a Maya Tours para pegar a van.  Passamos em um hostel e dois rapazes embarcaram. O trânsito estava complicado e os rapazes disseram: “_Isso tá pior que a Marginal Pinheiros!”. Logo vi que eram paulistas. Comecei a conversar com os rapazes e foi só falar que até aquele momento eu não havia encontrado nenhum brasileiro, subiram duas mineiras e logo em seguida um gaúcho. Aí tava tudo em casa.

La Paz Bolívia
Teleférico de La Paz

Vista de La Paz

Caminho para o Chacaltaya

A saída de La Paz foi tranquila, mas ao chegar perto da montanha, o motorista se perdeu. Rodou, rodou e não conseguia achar o caminho. Uma hora depois tomou o rumo  certo. O caminho para o Chacaltaya revela paisagens lindas, mas a estradinha de terra é bastante assustadora, pois dá a impressão de que vamos despencar no abismo a qualquer momento.

Paisagem a caminho do Chacaltaya

Chacaltaya La Paz Bolívia
A neve começa a aparecer

No meio do caminho a guia cobrou os Bs 30 da entrada no Chacaltaya e no Valle de La Luna. O meu ingresso já estava incluso no valor do tour. Começou a nevar e faltando pouco para chegar a estação de esqui, nos deparamos com uma van  que chegou antes e ficou atolada no meio da estrada.

Van atolada

Pose na neve

Lá está a estação de esqui

Tentando chegar a estação de esqui

Sem possibilidade de seguir, todos desceram e começaram a tirar fotos ali mesmo. Apesar da pouca visibilidade, dava pra ver as casinhas da estação de esqui não muito longe dali. Decidimos ir andando até lá e quando a guia viu que estávamos nos afastando da van, saiu correndo feito uma louca atrás de nós. Quase enfartando, ela disse que deveríamos retornar porque não daria tempo de ir até o topo da montanha. Eu argumentei que não tínhamos culpa do motorista ter se perdido e ter atrasado o passeio. Ela, então, disse que a neve estava aumentando e que por uma questão de segurança deveríamos retornar imediatamente. Ficamos decepcionados por não chegar até a estação de esqui e furiosos por terem nos cobrado a entrada de um lugar que não seria visitado. Em  protesto,os brasileiros tiraram a roupa no meio da neve. Vou publicar a foto sem a autorização das pessoas. Se alguém se sentir lesado, por favor, me avise  que eu retiro.

Clima de praia

O grupo seguiu para o Valle de La Luna e eu preferi ficar em La Paz a continuar nesse passeio fatídico. Fica aqui o alerta: NÃO contrate a Maya Tours, é a maior fria!
Aproveitei a tarde para comprar uns presentinhos e visitar o Museu da Coca na Calle de Las Brujas.

Museo de La Coca La Paz Bolívia
Entrada do Museu da Coca

Museu da Coca

Cerveja de coca

Calle de Las Brujas La Paz Bolívia
Calle de las Brujas

Comércio na Calle de las Brujas

O museu é bem interessante, mas o espaço é pequeno e um pouco confuso. Em alguns momentos há um congestionamento de pessoas no mesmo lugar e haja paciência para esperar. Na parte de cima do museu há um pequeno café onde são servidos alguns produtos a base de coca, bolos, licores, chá. Eu experimentei a cerveja de coca que me agradou bastante.
O ônibus para Uyuni partiria às 21:00 do escritório da Todo Turismo. Foi bom ter comprado a passagem com antecedência, Conheci um casal de americanos que deixou para comprar no dia e não tinha mais lugar.
Peguei um taxi e cheguei lá pelas 20:30 na frente do prédio onde fica o escritório da Todo Turismo. As luzes estavam apagadas e não havia ninguém esperando. O taxista foi muito legal, disse que não ia me deixar ali sozinha e que esperaria até aparecer alguém. Não demorou muito as luzes acenderam e veio um senhor abrir a porta. Me despedi do taxista agradecendo a gentileza e tratei logo de ir ao escritório que ficava no terceiro andar. Chegando lá já tinha um monte de gente esperando, acho que chegaram ali antes de anoitecer.
O ônibus saiu depois das 21:30. Serviram a janta e depois só restava dormir. Ao final da viagem, a estrada é tão horrível que não dava mais para dormir.