domingo, 21 de setembro de 2014

Uros e Taquile

O café da manhã é servido cedo a partir das 6:15, para que haja tempo de pegar os barcos para a Isla Taquile que partem às 7:30 do cais.
Às 7:00 eu já estava no cais e fui direto ao guichê e me disseram que ali só vendiam os bilhetes para Uros. Se eu quisesse ir para Uros e depois seguir para Taquile teria que contratar o tour por uma agência. Antes que eu fosse até uma das agências fui abordada por um homem que me ofereceu o passeio por S/43. Eu havia pesquisado o preço desse tour pela internet que sai por S/70 a S/80 e o senhor do hostel também havia me passado esse valor. Contratei o passeio com o tal sujeito que me acompanhou até um dos barcos. Paguei e não recebi nenhum ticket. Atenção: Não façam isso que eu fiz! O risco de ficar sem o dinheiro e sem o passeio é muito grande. Que panaquice! O soroche deve ter desativado meus neurônios... Mas eu tive mais sorte que juízo, o guia só pediu o ticket quando já estávamos a caminho das ilhas. Aí ele já não podia fazer nada, a não ser me jogar dentro do lago (ainda bem que ele não fez isso).
Após 2 horas chegamos a Uros. Essas ilhas são construídas com uma planta chamada totora, uma espécie de junco. As casas e os barcos também são construídos com essa planta, que também é comestível.

Ilhas de totora Uros Lago Titicaca Peru
Uma das ilhas de Uros

Uros Lago Titicaca Peru
Totora

Uros Lago Titicaca Peru
Casas e barcos de totora

Uros Lago Titicaca Peru
Venda de artesanatos

Barco Uros Lago Titicaca Peru
Barcos de totora


As primeiras ilhas flutuantes foram construídas pelos povos pré-colombianos que passaram a viver nessas ilhas a fim de se protegerem dos ataques do incas. Atualmente existem cerca de 70 ilhas e cada barco se dirige a uma determinada ilha. Os turistas ouvem as explicações de como as ilhas são construídas, como vivem os seus habitantes, depois são convidados a comprar artesanato e por fim é oferecido um passeio no barco de totora por S/10.

Uros é um lugar para ser visitado uma única vez na vida, oportunidade para tocar e sentir o gosto da totora, caminhar sobre o revestimento fofo e imaginar como teria sido viver naquelas ilhas no passado. Disseram que as pessoas ainda vivem lá, mas não acredito. Me pareceu mais como um local de trabalho que todos abandonam no final do expediente rumo as suas casas em algum lugar às margens do lago.
De volta ao barco, foram mais 1:30 até a Isla Taquile.

Isla Taquile Lago Titicaca Peru
Subida na chegada a Isla Taquile

Isla Taquile Lago Titicaca Peru
Isla Taquile

Isla Taquile Lago Titicaca Peru
Detalhe do portal

Isla Taquile Lago Titicaca Peru
Portal de entrada da Isla Taquile


Chegando lá tem uma subida forte até chegar a uma praça onde estão os restaurantes e um centro artesanal comunitário, onde são comercializados os tricôs feitos pelos homens da ilha.

Artesão Isla Taquile Lago Titicaca Peru
Homem tricotando


Outra tradição é a vestimenta como forma de sinalizar o estado civil dos taquilenhos. As mulheres casadas normalmente se vestem com cores sóbrias. Sobre a cabeça levam um xale de lã negro com grandes pompons nas pontas. As moças solteiras também usam o xale, mas suas roupas são de cores vivas e os pompons são maiores e mais coloridos.
Os homens usam camisa branca, calça e colete pretos e uma cinta larga e colorida na cintura. A diferença entre solteiros e casados está no gorro. Os solteiros usam um gorro branco e vermelho e os casados, um gorro vermelho. Se o homem solteiro está comprometido usa o pompom do gorro para o lado. Se está disponível, usa o pompom para trás.
Os restaurantes estavam cheios, mas não almoçamos ali. Caminhamos até o outro lado da ilha e fomos recebidos por uma família que serviu o almoço (S/20) e depois apresentou uma dança típica.

Isla Taquile Lago Titicaca Peru
Dança

Trilha que contorna a ilha




Depois seguimos pela trilha contornando a ilha até retornar ao barco. A viagem de volta foi de matar. Parecia que nunca chegaríamos a Puno. Já era umas 17:30 quando chegamos.
Me senti cansada ao final desse dia e arrependida por não ter ficado mais alguns dias na Isla del Sol, em vez de gastar 2 dias do meu roteiro em Puno e nesses lugares tão contaminados pelo turismo de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...