sexta-feira, 21 de março de 2014

Cayo Zapatilla - Bocas del Toro

Cheguei em Almirante às 6:15 e logo peguei um táxi compartilhado até o porto (US$ 1). O porto é longe, não dá prá ir a pé. O barco para Bocas custa US$ 6 e leva 45 min.

A cidade de Bocas del Toro é muito feia, há muito lixo espalhado pelas ruas, há esgoto a céu aberto e as praças tem aspecto de abandono. É comum ver urubus bicando o lixo.

Me instalei no hotel Cayo Zapatilla (US$25), próximo a praça central . Tomei café em um lugar muito simples em frente ao Hotel Cristina (não lembro o nome) e paguei US$ 2 por uma hojalda (uma massa frita) com salsicha e café puro. Em seguida contratei o passeio para Cayo Zapatilla e Cayo Coral que também incluía uma passada na baía dos golfinhos (US$ 30). Às 10:00 eu fui para o cais e nesse instante começou a cair uma chuva torrencial. Foram distribuídos sacos de lixo para improvisar uma capa e o barco partiu em meio a tormenta. O trajeto não foi nada agradável, além da chuva, o mar agitado e o vento deixaram as pessoas com frio e completamente molhadas.
Cais de Bocas del Toro Panamá
Cais de Bocas del Toro

Para quem vive no Brasil e já cansou de ver golfinhos dando piruetas na praia, a baía dos golfinhos é um tédio. Após longos períodos de espera é possível ver uma ou duas barbatanas ao longe e os turistas gritam, aplaudem e tiram fotos, hahaha.

Cayo Zapatilla é uma ilha deserta com muita vegetação, areias brancas e mar azul que em dias de sol deve ser maravilhoso. Então se estiver chovendo deixe esse passeio para outro dia.  O mesmo vale para Cayo Coral, um local ótimo para fazer snorkelling, com corais coloridos e muitos peixes. Na volta, o barqueiro passou por algumas ilhotas onde pudemos ver centenas de estrelas do mar e também um bicho preguiça.
Cayo Zapatilla Panamá
Cayo Zapatilla

De volta ao hotel eu só queria saber de um banho e uma boa noite de sono, o que não aconteceu. Um bando de argentinos bêbados e/ou drogados que estavam nos quartos próximos ao meu, passaram a noite toda gritando e fazendo baderna.