quarta-feira, 19 de março de 2014

Comunidade Kuna

A beleza das ilhas paradisíacas contrasta com o cenário encontrado nas ilhas que abrigam a comunidade Kuna. Algumas ilhas próximas ao continente são totalmente ocupadas por cabanas e palafitas feitas com bambu e palha de coqueiro. Não há ruas pavimentadas, apenas vielas estreitas entre as cabanas que formam verdadeiros labirintos. Não há praias, nem coqueiros. Também não há energia elétrica, mas algumas cabanas contam com placas solares.
Comunidade Kuna San Blás Panamá
Comunidade Kuna

Comunidade Kuna San Blás Panamá
Uma das muitas vielas

Comunidade Kuna San Blás Panamá
Energia solar

Cozinha rústica Comunidade Kuna San Blás Panamá
Cozinha rústica

Banheiros Comunidade Kuna San Blás Panamá
Os banheiros ficam sobre a água


Pintura em porta de residência Kuna San Blás Panamá
Desenho na porta de uma residência Kuna

Existem poucas construções de alvenaria, geralmente são instalações públicas como escolas e postos de saúde. Por falar em saúde, quando passei por uma das cabanas ouvi um canto  e um dos barqueiros explicou que era um ritual de cura e quem estava cantando era o pajé. Muito interessada nesses rituais, fiquei escutando por alguns instantes, mas tive que apressar o passo para alcançar o meu grupo. À noite, um dos índios da Isla Iguana me contou que metade dos índios ainda se trata com os pajés, utilizando ervas e cânticos, apesar de haver postos de saúde nas comunidades com a medicina do homem branco.

A sociedade Kuna é matriarcal. Existe um conselho de anciões composto por homens e mulheres, mas são as mulheres que tomam as decisões mais importantes. Com tanto prestígio, o nascimento de uma menina é muito festejado e quando ela atinge a maturidade sexual a festa é maior ainda.
As mulheres Kuna são mesmo especiais. Enquanto na maioria das culturas as vestes típicas são abandonadas, para as Kunas as suas roupas e seu artesanato são parte de uma herança sagrada. Diariamente é possível vê-las circulando pelas ruas da Cidade do Panamá com suas roupas coloridas, enfeitadas com as molas(uma espécie de patchwork exclusivo produzido por elas) e seus adereços de miçangas.  Pena que é tão difícil fotografa-las(só pagando).

Molas artesanato Kuna San Blás Panamá
Molas expostas na porta da cabana para venda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...