Sai de SP às 11:00 e cheguei em SCLS às 13:00( horário local que é de 1 hora a menos que no Brasil).
Troquei alguns dólares por bolvianos no aeroporto de Viru-viru e tomei um táxi para o Terminal Bimodal (Bs 60). Chegando lá, o auto falante anunciava o bloqueio em diversas estradas da Bolívia e a suspensão de saídas de ônibus para alguns lugares.
Por isso é importante fazer um roteiro com uma certa folga, já que esses bloqueios acontecem com bastante frequência.
Fui me informar sobre as saídas para La Paz e me disseram que a estrada nova estava bloqueada, mas que seria possível ir pela estrada antiga. A viagem que dura cerca de 8 horas levaria 18 horas pela estrada velha. Sem outra opção, comprei a passagem para o próximo horário às 16:00.
Tive tempo suficiente para almoçar e comprar água e lanche para a viagem. Comprei pães de queijo, que eles chamam de Cuñape (um pacotão com uns vinte pães por Bs 10).
Embarquei antes das 16:00 em um ônibus leito bastante confortável. Passou uma hora, passou duas e nada do ônibus partir. Era mais ou menos 18:10 quando finalmente saímos do terminal. Logo escureceu e eu dormi. Acordei às 23:00 com o ônibus parando no meio da estrada. Tudo escuro, mas ainda consegui ver umas árvores na beira da estrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário